06 maio 2016

Pomba-Gira - O poder estimulador de Deus.


Orixá Pomba-Gira é uma Divindade Unigênita gerada por Deus (Olorum) e manifesta Sua qualidade estimuladora em tudo e em todos. Deus, ao individualizar seu aspecto estimulador, gerou uma Divindade Unigênita chamada Pomba Gira que, a partir daí, geraria em si e a partir de si toda energia estimuladora necessária para a Criação, sendo nesse aspecto e qualidade onisciente, onipotente e onipresente. 

Deus é o Todo e Pomba Gira é parte do todo que foi individualizada em seu aspecto estimulador. E assim também o é com Ogum que é a individualização de Deus em seu aspecto Ordenador, ordenando tudo e todos na Criação, desde o desenvolvimento de uma célula que tem que desenvolver-se de forma ordenada, até o desenvolvimento do caráter intimo de cada ser. E assim é com todas as divindades, que geram em si as condições e meios ideais para que os seres gerados sejam amparados e possam evoluir. Pomba Gira é também conhecida como Trono dos Desejos ou senhora regente dos desejos, pois é o atributo que melhor qualifica a energia divina estimuladora gerada por Ela. A nossa mentalidade e cultura judaico-cristã nos influência a idealizarmos o desejo como algo voltado somente ao sexo e ao pecado, porem o desejo ou estimulo como energia divina esta relacionada a todos os nossos sentidos e áreas da nossa vida, pois somos estimulados pela Divindade Pomba Gira e vibramos intimamente o desejo de professar uma fé e buscar uma religião que nos proporcione o prazer de vivenciarmos Deus através dela, de vencer na vida e passar por todos os obstáculos e dificuldades pertinentes ao nosso dia-dia, de amar o próximo, de casar e constituir família. Ela também estimula em nós o desejo de buscarmos a retidão de caráter, o equilíbrio, a razão, o conhecimento, a sabedoria, ou seja, todas as virtudes divinas, afastando-nos dos vícios e desestimulando os sentimentos negativos vibrados por nós. Se formos estimulados no campo da fé, desejamos buscar uma religião que nos traga a satisfação e o prazer de vibrarmos Deus através das virtudes Divinas, tais como a tolerância, o respeito para com outras religiões e formas de cultos. Se formos estimulados no campo do conhecimento, desejamos buscar um estudo, seja ele de fundo religioso ou cientifico que nos agrade, traga-nos a satisfação e o prazer. 

De estarmos estudando algo que nos impulsiona a crescer no sentido de evoluir e assim melhor servir Deus servindo ao próximo. Então vemos que Estimulo, Desejo, Satisfação e Prazer, não estão somente ligados ao sexo e sim a todos os sentidos da vida. Pomba Gira é a força intima ou a mola propulsora que nos impulsiona para cima, sempre que nossos desejos negativos nos arrastam para o fundo dos nossos abismos pessoais. Enquanto O Orixá Exu rege o estado externo da criação denominado de Vazio, A Orixá Pomba-Gira Rege o estado interno da criação denominado de abismo, ou seja, tudo que se abre para dentro e que se esconde em nosso intimo, tal como, a repressão de sentimentos, por exemplo, o amor reprimido, que, se na origem é um sentimento divino, quando não temos o objeto amado, desvirtuamos esse sentimento divino (Amor) e passamos a internalizar um ódio desmedido pelo alvo de nosso sentimento, a frustração de qualquer desejo almejado por nós, mas que não conquistamos. Os traumas psíquicos que se originaram a partir de sentimentos negativos vivenciados por nós, alojandose no mais fundo do nosso intimo, onde somente as Senhoras dos abismos têm a chave de acesso, pois trabalham no resgate de todos os seres, encarnados ou não, cuja mágoa, frustração e repressão de um sentimento os levaram a quedas intermináveis em seus abismos pessoais, abertos em seus íntimos. 

As manifestadoras espirituais do Orixá Pomba Gira lidam com esses aspectos sentimentais como verdadeiras psicólogas e, nas suas conversas envolventes, vão despertando cada ser de seu enclausuramento e apatia, trazendo-os à realidade da vida e com uma boa gargalhada ensina-os que, se a vida é difícil de viver, no entanto é maravilhosa, pois o Criador de tudo e de todos sempre nos faculta a oportunidade de retornarmos onde paramos e nos estimula a continuar a evoluir, substituindo o amargor da vida por uma bela taça de champanhe (estimulo e desejo de viver), passando a entender que, se temos dificuldades no decorrer da nossa evolução, 

Deus não nos privou das soluções que estavam e sempre estarão em nós mesmos. Isso tudo esta implícito de forma emblemática nas próprias linhas de trabalhos de pombas giras que, por de traz de seus nomes simbólicos estão os campos onde atuam. Por exemplo, citemos a linha de trabalho denominada Pomba Gira Maria Molambo da Lixeira, ali este implícito que os nomes molambo e lixeira são só uma forma simbólica de mostrar o campo de atuação desse mistério, que é os sentimentos negativos de frustração que anularam a vontade de viver das pessoas que passaram a vivenciar esses sentimentos em seus íntimos e desistiram da vida.

 Essa Pomba Gira que trabalha com esse mistério, atua desestimulando esse sentimento de anulação total da vida, recolhendo-os em seus campos para que possam ser diluídos e em contrapartida atua com a sua energia estimuladora do amor à vida, despertando o ser de seu recolhimento e estimulando nele o desejo de viver e buscar o seu crescimento espiritual. Essa Pomba Gira atua nos campos da Mamãe Oxum que rege o Sentido do Amor. SARAVÁ UMBANDA 
 Por: Pablo Araújo


Arquivo em formado PDF, para você ler em seu computador, tablet ou smart phone.
FAÇA PARTE DESSA CORRENTE - LEIA O LIVRO MEMÓRIAS DE UM PRETO VELHO

0 comentários:

Postar um comentário